No México, Milhares de Adventistas Limpam as Ruas de Chiapas
15 de maio de 2019 | Tuxtla Gutiérrez, Chiapas, México | Uriel Castellanos/Equipe de Notícias do IAD
Mais de 5.000 Adventistas do Sétimo Dia em Tuxtla Gutierrez, em Chiapas, México, limparam ruas da cidade em apoio à iniciativa “Vamos Limpar Tuxtla”. Milhares de crianças, jovens e adultos de dezenas de Igrejas Adventistas em Tuxtla acordaram cedo no domingo, 28 de abril de 2019, para varrer, limpar detritos e coletar lixo em quatro áreas próximas à estrada principal da cidade, Belisario Dominguez Boulevard.
Vestindo uniformes de Desbravadores ou camisas especiais identificando-os como Adventistas do Sétimo Dia, o grupo limpou parques, terrenos vazios e colocou cartazes encorajando motoristas e espectadores a manter a cidade limpa.
“Para nós Adventistas do Sétimo Dia, o ambiente em que vivemos é muito importante, por isso, como membros da igreja, tentamos nos envolver em projetos como este”, disse o pastor Daniel Torreblanca, diretor de comunicação da igreja em Chiapas e um dos os principais organizadores do evento. “Uma cidade limpa, é uma cidade feliz, produzindo cidadãos felizes e saudáveis.”
Torreblanca disse ser importante aderir à iniciativa de limpar e embelezar a cidade como forma de conscientizar e envolver mais os cidadãos.
Consuelo Anahí Ruíz Cruz, secretária de meio ambiente e mobilidade urbana de Tuxtla Gutiérrez, agradeceu à Igreja Adventista em nome dos líderes da cidade pelo grande impacto produzido. “Não poderíamos realizar esta iniciativa de ‘Vamos Limpar Tuxtla’ sem o apoio de suas igrejas [adventistas]”, disse Ruíz. A Igreja Adventista tem sido a maior organização religiosa a apoiar a iniciativa até agora, disse Ruíz.
Ruíz explicou que a iniciativa também é fundamental para preparar a cidade para o período de chuvas que cobre bueiros e previne o alto risco de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Quando os membros terminaram a limpeza, eles se reuniram no Tuxtla Gutierrez Central Park, onde agradeceram a Deus pelo impacto da atividade e compartilharam testemunhos vivenciados durante o dia.
Adrian Ramos, da Igreja Adonai, disse que estava muito feliz por fazer parte da equipe de limpeza e, como cristão, ter demonstrado como cuidar do meio ambiente. Ramos disse que muitas pessoas se aproximaram dele para perguntar o que o grupo estava fazendo e como a atividade acontecia.
“Uma senhora em particular ficou impressionada depois que eu expliquei o que estávamos fazendo. Ela me passou seu contato porque queria não só fazer parte das atividades realizadas pela igreja, mas também queria aprender mais sobre o que cremos como igreja”, disse Ramos.
Para os líderes da igreja em Chiapas, o evento foi apenas uma das muitas atividades programadas para este ano, focadas na vida saudável entre os membros da igreja e as comunidades em Chiapas. No ano passado, os jovens realizaram inúmeras atividades comunitárias para limpar cidades e vilas e compartilhar esperança por meio da iniciativa “Jesus na minha cidade”.
As 147 igrejas e congregações adventistas continuarão a participar da limpeza de Tuxtla Gutiérrez, uma vez por trimestre este ano. Além disso, os membros da igreja nos três campos locais da cidade adotaram um parque para embelezar e realizar atividades culturais e comunitárias ao longo do ano, disse Torreblanca.
Ainda este ano, estamos planejando para Chiapas algumas atividades com o objetivo de promover uma vida saudável. Elas incluem marchas, exposições de saúde, eventos esportivos e muito mais.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia em Chiapas, México, tem mais de 246.000 membros adorando a Deus em 3.159 igrejas e congregações.
Traduzido para o Português por Wiliane Marroni