Sydney, Austrália: Cozinha de Sopa Sobre Rodas Busca Reduzir a Solidão
ANN 15 de junho de 2019, Sydney, Australia | Vania Chew
Você está se sentindo solitário? Você não está sozinho.
De acordo com a pesquisa realizada, no ano de 2018, pela Australian Psychological Society e pela Swinburne University, descobriu-se que um em cada quatro adultos australianos é solitário. Um em cada dois (50,5%) australianos se sente sozinho por pelo menos um dia na semana, enquanto um em cada quatro (27,6%) se sente sozinho por três ou mais dias. Altos níveis de solidão estão associados a vários outros sintomas alarmantes, como maior ansiedade social, pior bem-estar psicológico e menor qualidade de vida.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Warwick é uma igreja na zona rural de Queensland. E embora eles tivessem uma pequena congregação, eles tinham grandes corações. Eles queriam romper a solidão e servir sua comunidade.
“Deus realmente impressionou isso em meu coração”, disse Catherine Cazaly, membro da igreja. “Meu marido e eu temos quatro filhos pequenos. Queríamos que eles crescessem em uma igreja próspera. Mas mesmo que não víssemos nossa congregação crescer, ainda queríamos ter certeza de que estávamos servindo nossa comunidade.”
Catherine participou de uma reunião do conselho em junho de 2018, onde os membros discutiram como poderiam atender às necessidades materiais da comunidade vizinha. Anteriormente, eles coletavam cobertores e artigos de higiene para pessoas em dificuldades e os entregavam a outra igreja para distribuir. Agora eles estavam ansiosos para fazer algo mais pessoal.
“Achei que uma cozinha de sopa seria uma boa ideia, pois não tínhamos nada assim na cidade”, disse Catherine.
A igreja achou que era uma boa ideia e formou um pequeno comitê para descobrir como eles poderiam tornar a cozinha comunitária uma realidade. Eles finalmente resolveram comprar uma van, para que o refeitório pudesse viajar até as pessoas.
“Precisávamos de dinheiro para isso. Oramos sobre isso e pensamos em ideias de arrecadação de fundos”, disse Catherine. “Somos uma cidade do interior. Nem todo mundo tem dinheiro para dar.”
Mas, embora as pessoas não tivessem dinheiro para dar, elas tinham um pote ou uma pilha de roupas sobressalentes das quais queriam se livrar. Os membros do comitê decidiram fazer uma “venda de garagem”. Nos meses seguintes, eles coletaram mais de 15.000 itens doados.
“Anunciamos usando o Facebook e o boca-a-boca e a resposta foi incrível”, comentou Catherine. “Na época da venda, eu passava de 6 a 8 horas por dia coletando e classificando itens. Chamamos isso de 'A Maior Venda de Garagem de Warwick' e nos certificamos de que as pessoas soubessem que estávamos arrecadando fundos para projetos de serviço comunitário e especificamente para uma van comunitária.”
A venda de garagem foi realizada em janeiro de 2019 e arrecadou US$ 9.500. Aproximadamente 30 membros da igreja ajudaram a preparar a venda na noite anterior. “Foi a maior reunião social da igreja até hoje!” ri Catarina.
À medida que arrecadavam fundos para a van, a igreja de Warwick também começou a solicitar financiamento do governo, onde podiam financiar outros projetos para o servir a comunidade.
“No dia 23 de dezembro (2018), realizamos um almoço especial de Natal para os agricultores”, disse Catherine. “Tivemos presentes para as crianças, cestas doadas pela ADRA e música ao vivo. Para muitos dos agricultores, esse foi o seu almoço de Natal e eles ficaram muito agradecidos.”
A igreja de Warwick usou novamente o financiamento do governo em janeiro deste ano para financiar pacotes de “volta às aulas”, fornecendo uniformes, livros e sapatos a 27 alunos.
A van foi comprada em 1º de maio de 2019 e a igreja de Warwick está ansiosa para ter outro meio de alcançar sua comunidade.
“Não queremos que seja apenas uma cozinha de sopa sobre rodas”, disse Catherine. “Será o que Deus quiser que seja, desde que estejamos refletindo o amor de Deus para aqueles com quem entramos em contato.”
Traduzido para o Português por Wiliane Marroni
Leia a história original no link: https://adventist.news/news/my-ministry-more-than-a-mobile-soup-kitchen